Contemporânea


Dança Contemporânea


A dança contemporânea é um gênero de Dança-Teatro que busca estimular a criação e o improviso por parte dos alunos, dando autonomia aos bailarinos. O que importa é a transmissão de sentimentos, ideias e conceitos.

Essa dança se desenvolveu nos anos 1950 / 1960, tornando-se popular em 1980.

Isadora Duncan, Pina Bausch, Ávila Botelho, Loie Fuller e Ruth St Dennis, Emile Jacque Dalcroze e Rudolf Von Laban, são alguns nomes precursores deste estilo de dança.

A sua crescente popularidade se justifica, pelo fato desta dança não se prender aos padrões estéticos clássicos. Suas técnicas e estilos diferentes tinham como objetivo transmitir ao publico senso de realidade interior e exterior, uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica.

O criador/intérprete em dança contemporânea pode partir de técnicas como o ballet clássico, contato-improvisação, tap, dança flamenca ou algumas técnicas de danças modernas. O intérprete cria suas coreografias a partir de temas como questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas, como também a fisiologia e a anatomia corpo.

Isadora Duncan bailarina da dança moderna tinha uma natureza rebelde ela questionou os parâmetros rígidos e tradicionais do balé clássico e se inspirava nos movimentos da Natureza buscando constantemente a máxima liberdade na dança e na vida. Assim, ela propôs uma dança livre de espartilhos, meias e sapatilhas de ponta, apresentando-se com trajes esvoaçantes, cabelos soltos e pés descalços.

Pina Bausch foi uma coreógrafa, dançarina, pedagoga de dança contemporânea rompeu radicalmente com o balé clássico. Pina Bausch reinventou a dança-teatro na década de 1970. Muitos tentaram imitá-la, mas a intensidade e a integridade de seu trabalho fazem de sua dança uma obra única.

No Brasil a dança contemporânea teve o seu início em meados da década de 40, por meio do casal Klauss Vianna.

O Studio Dizioli oferece aulas de:
Dança Contemporânea nos níveis I - iniciantes.
Dança Contemporânea nos níveis II – alunos Com conhecimento.

Ballet Royal

Ballet Royal

Ballet Royal

Ballet Royal

Ballet Royal

Ballet Royal